sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Meio Ambiente

Texto conjunto da professora Sirlei Kovalski e da pedagoga Arilde Filipack. 

O Grupo Ambiental “Geração Natureza”, tem como perspectiva trabalhar a conscientização dos alunos e da comunidade a preservação do meio ambiente e prevenção a saúde, provocando uma reflexão da realidade socioambiental, mudando a sua postura diante dos fatos.
A Escola Municipal Santa Terezinha já vem há um bom tempo trabalhando com seus alunos de forma diferenciada, sempre estimulando o desenvolvimento intelectual, social e conscientizando-os do seu papel de cidadãos na sociedade e com orgulho que o Grupo Ambiental “Geração Natureza” ganhou pelo terceiro ano consecutivo o troféu GOTA VERDE, projeto desenvolvido em parceria com a AFUBRA, “VERDE É VIDA”

As noções de preservação ambiental apresentada nos textos, livros, vídeos, músicas, meios de comunicação e na mídia, nos fazem refletir sobre o papel de cada espécie e, principalmente, do homem na relação natureza e sociedade. A emergente percepção mundial de renovação e manutenção do meio ambiente alicerça a Educação Ambiental apresentada na LDB que resgata a visão do todo e procura superação da fragmentação e a reaproximação de todas as disciplinas.

Diante do tema “meio ambiente” a Escola Municipal Santa Terezinha, na semana do Dia da Criança – alunos, professores e funcionários, irão participar de uma gincana, entre muitas brincadeiras que pontuarão as equipes vencedoras. As mesmas possuem equipes: VERMELHA, AMARELA, VERDE, LARANJA, AZUL e ROXO. Uma das tarefas de cada grupo é arrecadar óleo saturado, a equipe que arrecadar mais, terá mais chance de vencer. Essa iniciativa é propor ao grupo ambiental em levar informações e conscientizar os demais alunos e comunidade de que o óleo saturado é nocivo ao meio ambiente, mas que pode ter um fim com responsabilidade.

Todo mundo sabe que o óleo comestível, normalmente chamado de óleo de cozinha, é reciclável, mas ainda restam muitas dúvidas: como descartá-lo, por que não podemos jogá-lo na pia ou nos bueiros? O que podemos fazer com o óleo de cozinha usado? Como armazená-lo?

Todos os tipos de óleos não podem ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento da sua casa e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos. O descarte incorreto na pia de óleo de cozinha usado provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa de gordura.
 

Na maioria das vezes parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam o esgoto doméstico ou esgoto sem tratamento chega a rios e mares; poluindo-os. O impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio - isso provoca a morte da fauna aquática.

Trata-se de promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade de a população participar em um nível mais alto no processo decisório, como uma forma de fortalecer sua co-responsabilidade na fiscalização e no controle dos agentes de degradação ambiental.

A preocupação ambiental não é somente para especialistas, mas também deve partir das manifestações de todos os indivíduos. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, portanto, ela não é neutra, mas ideológica. A Educação Ambiental envolve uma perspectiva de vida, garantindo a relação entre a natureza, o universo e o homem de forma integradora, estimulando, ainda, a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos. Nesse sentido, a relação com a comunidade deve ajudar a incrementar o conhecimento das características locais onde ocorre à aplicação da Ed. Ambiental. Nesse processo, os membros da comunidade não só tomam consciência de todos os problemas, mas também participam conhecendo as causas e auxiliando diretamente nas soluções.

A formação do professor tem se apresentado um grande desafio, por ser condutor na questão ambiental significa buscar qualidade de vida. Quando falamos em vida incluímos tudo o que encontramos no ar, na água e no solo. O educador ambientalista deve olhar a vida com novos olhos, tendo o cuidado de não se tornar simplesmente um denunciador ou fazer puramente reivindicações. Pois, quem trabalhar com recursos naturais precisa ter a capacidade de promover o envolvimento entre a sociedade e a natureza. Tanto na educação formal quanto na não- formal, a combinação do ensino com as atividades práticas que envolvam as questões ambientais garante aspectos renováveis para a sobrevivência.

Na escola, a interdisciplinaridade deve sustentar-se num eixo integrador, partindo da necessidade sentida pela escola, professores e alunos, buscando compreender, intervir, mudar e prever. Pode nascer de um projeto gerador, que muitas vezes, pode ser um plano de ação para intervir numa realidade, num experimento ou em uma atividade em que são identificados os conceitos de disciplinas que contribuam para o seu desenvolvimento.

#FICA A DICA:
"Após utilizar o óleo de fritura velho , você pode armazená-lo em uma garrafa PET utilizando um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais de estimação que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade. Após preencher algumas garrafas PETs, procure nossa Escola para descartar o seu óleo de forma correta”, orientam o grupo ambiental.
 
Portanto, , dê uma utilidade ao óleo usado: o reaproveitamento. Assim, você elimina o problema de um item que, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante, e dá uma nova utilidade para ele, evitando que cause riscos à saúde. A sustentabilidade agradece. 
 










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