segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Jogos Escolares Municipais de Imbituva

Texto da pedagoga Arilde Filipack.

De 14 de agosto a 22 de agosto acontecerá os jogos escolares – JOEM – em Imbituva. E, para tanto, o professor de Educação Física, Rhuan Guilherme Galvão, da escola Santa Terezinha relata a importância para o incentivo à atividades físicas.

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e uma consciência de ser diferente da vida cotidiana portanto a socialização da criança é feita por intermédio de regras que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas. Por meio dessa estrutura de jogo, o aluno pode construir normas para suas brincadeiras e, assim, descobrir, interagir e ampliar seus conhecimentos. 

O futuro do aluno envolve sua inserção no mundo do trabalho. Nessa inserção, o jogo de regras representa um papel importante. Por meio dele, a criança é colocada em contato com restrições, limites, possibilidades, incertezas, enfim, com a vida regularizada e harmônica.

A Psicologia que tem o jogo como um de seus instrumentos, poderia ser definida como uma forma de tratamento que resgata, prepara ou aprofunda, no presente, as condições para o trabalho escolar, promovendo competências importantes para seu trabalho profissional no futuro.

Com relação aos jogos; as regras possibilitam à criança construir relações qualitativas ou lógicas, aprender a raciocinar e a questionar seus erros e acertos.

Na área de línguas, por exemplo, pode-se comparar uma partida de jogo de regras a uma produção textual, pois em ambos é necessário interpretar para tomar decisões, conferir significações, atribuindo sentido aos diferentes momentos da partida e ordenar logicamente as jogadas, etc. 

Com a utilização de um jogo, nunca se está perdendo tempo. Com eles, os alunos aprendem a aprender, a estudar, a investigar, a tomar decisões, a analisar as condições, etc. É importante conscientizar que o jogo não é apenas um entretenimento, pois também envolve responsabilidade, respeito pelos demais jogadores e pelo grupo em geral, uma vez que não se trata de passar algum tempo brincando, mas de aprender, de forma divertida, o máximo possível, na verdade o jogo é reflexo da vida, com vitórias e frustrações, vencer e perder desenvolve este sentido nas crianças, sendo de importante também para o desenvolvimento, não só físico do aluno, mas também cognitivo e social. 

Nossos alunos estão empenhados nos treinamentos para os campeonatos de xadrez, tênis de mesa, futsal e queimada e confiantes em conquistar medalhas e troféus no III JOEM.
 



















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário